Bertolini S.A.

Grupo Bertolini | Bertolini S.A.

Negócio que deu certo
O Grupo Bertolini sintetiza uma história de mais de 47 anos evidenciando a força do empreendedorismo, traduzindo-a em uma trajetória de sucesso. Com diversificada segmentação de negócios, está entre as grandes empresas gaúchas com atuação em âmbito nacional, tendo estrutura diferenciada para operação nos estados do Rio Grande do Sul, Espirito Santo, Pernambuco, Goiás e São Paulo, e também no mercado exterior. Atualmente emprega 1050 colaboradores diretos.

Conheça mais sobre a história do Grupo:
A história da Bertolini começou a ser escrita em 25 de agosto de 1969, quando os irmãos Walter, Rui, Raul, Henrique e Antônio assumiram o desafio de dar continuidade ao trabalho do pai – exímio ferreiro – e fundaram o próprio negócio, no ramo metalúrgico. O projeto iniciou pequeno, num porão de 80 m², sob forma de serralheria. Já no ano seguinte, a empresa mudou-se para um local mais amplo e, em 1972, consolidando sua trajetória, a Bertolini ergueu 1.400 m² de área coberta no local da atual matriz. Um ano mais tarde, com a ampliação deste pavilhão para 3.600 m², a empresa iniciou a produção e a comercialização de estruturas metálicas.

A vontade de crescer e a visão de futuro da família Bertolini permitiram a criação de uma nova linha de produtos de aço. Sendo assim, em 1977, a Bertolini ampliou sua área física para mais 1.740 m² e passou a produzir cozinhas de aço, aproveitando uma oportunidade decorrente da boa aceitação do trabalho até então desenvolvido. Em 1980, a linha de produtos Bertolini foi ampliada com armários para vestiários, estantes e arquivos em aço, além de mesas para refeitório. Diante da necessidade de ser competitiva no mercado e diversificar sua produção, em 1994, a empresa apresentou uma grande inovação no mercado nacional: passou a fabricar dormitórios em MDF, tornando-se a primeira empresa a trabalhar com esta matéria-prima em escala industrial no país. Em 1996, a Bertolini iniciou a produção de cozinhas em MDF e, gradativamente, foi ampliando sua linha de móveis de madeira.

Os avanços rumo à profissionalização – sempre em pauta na agenda de desenvolvimento da empresa –, ganharam novos contornos em 2001, quando a Metalúrgica Bertolini LTDA transformou-se em Bertolini S/A, uma sociedade anônima de capital fechado – porém muito aberta à continuidade de sua vocação empreendedora.

Expansão
Em 2005, a empresa escolheu a cidade de Recife para ser a sede de seu primeiro empreendimento fora do estado gaúcho, devido à sua ótima localização, favorecendo o acesso ao mercado nordestino. Motivada pelo sucesso dessa experiência, em 2008, a Bertolini inaugurou outra unidade produtiva nesses mesmos moldes, agora na cidade de Aparecida de Goiânia, em Goiás. Mais tarde, as operações desses centros foram transferidas para o complexo industrial de Colatina, no Espírito Santo, que passou a concentrar a produção de sistemas de armazenagem, em 2014, e de cozinhas de aço, em 2015.

O ano de 2011 foi marcado por dois grandes investimentos para o Grupo Bertolini: a LOGBER Logística e Transporte de Cargas Ltda, que apoia as operações do Grupo, com matriz em Bento Gonçalves e filiais em Pernambuco, Goiás e Espírito Santo; e a Unidade de Serviços, localizada na mesma cidade, com o objetivo de dar suporte a todas as unidades produtivas da empresa. Dois anos mais tarde, a US originou a USBER Indústria, Comércio e Serviços Metalúrgicos Ltda, nova empresa do grupo, atende a proposta de fornecer aço em bobinas beneficiadas, chapas cortadas, cortes a laser e perfis estruturais. Sua linha de produtos centraliza-se em tubos de aço carbono, destinados a atender fabricantes dos setores moveleiro, metal mecânico e de construção civil, entre outros.

Perpetuação do negócio
Renovando seu compromisso com a perpetuação de seu negócio, em 2012, o grupo anunciou um projeto de expansão, com duas novas fábricas na cidade de Colatina (ES). O terreno de quase 260 mil m² abriga 50 mil m² de área produtiva. Com o início das operações do novo complexo industrial, diferenciado pela ótima localização, aliada à boa infraestrutura de transporte e logística, o Grupo passou a concentrar no Espírito Santo as atividades produtivas dos segmentos de Sistema de Armazenagem, a partir de 2014, e Cozinhas de Aço, em 2015.

Também em 2012 a marca de móveis planejados em MDF, Evviva Bertolini, ganhou razão social diferenciada, constituindo empresa própria – a Evviber. Outro passo significativo em direção ao aperfeiçoamento do negócio foi consolidado com a aplicação de uma nova estrutura organizacional no final de 2013. O Grupo Bertolini passou a ser controlado pela Bertolini S/A e Bertolini Participações Ltda, envolvendo as seguintes empresas:
- Bertolini Sistemas de Armazenagem S/A;
- Bertolini Móveis de Aço S/A;
- Indústria de Móveis Evviber Ltda.;
- Evviva Bertolini Móveis Planejados Ltda - lojas em Bento Gonçalves (RS) e São Paulo (SP);
- LOGBER – Logística e Transportes de Cargas Ltda.;
- USBER – Indústria, Comércio e Serviços Metalúrgicos Ltda., no nicho de tubos de aço carbono e serviço de corte blanc e sliter.
Apoiado em uma política de valorização das pessoas, de respeito ao meio ambiente e de crença permanente em sua capacidade de inovação e empreendedorismo, sempre com foco no respeito e na satisfação de seus clientes, o Grupo Bertolini completou, em agosto de 2014, 47 anos de uma trajetória que aposta na combinação desses princípios para edificar a perpetuação de seu negócio em um futuro de ainda mais oportunidades de expansão e de crescimento.

  Veja a revista BENVENUTO e conheça mais a história da Bertolini.